CRMV-RS compõe Grupo de Trabalho que desenvolverá projeto de lei sobre direitos dos animais
29/04/2019

Em breve, deve começar a tomar forma o texto do projeto de lei que irá definir os direitos dos animais no Rio Grande do Sul. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) irá auxiliar na elaboração do documento, juntamente com outras entidades, empresas e protetores de animais.

A iniciativa partiu do gabinete do deputado Rodrigo Maroni (Pode), e o primeiro encontro do grupo ocorreu na semana passada, na Assembleia Legislativa. “O Conselho participou ativamente da discussão. Fazendo parte do grupo, é possível evoluir na realização dos trabalhos”, explica o coordenador da Comissão de Agronegócio, Empreendedorismo e Extensão Rural do CRMV-RS, que esteve na reunião.

A partir de agora, o objetivo é reunir e discutir dados e jurisprudências que tratam sobre a criação de animais. O Grupo de Trabalho irá compilar ideias e informações relevantes para a elaboração da lei, que será destinada aos criadores de animais regularizados no Rio Grande do Sul, visando a proteger os direitos e garantir o bem-estar de todos, incluindo os de raça e os sem raça definida.

A proposta é que o grupo alcance mais aliados que atuem na causa animal, de forma a elaborar um projeto de lei fundamentado em termos técnicos. Além do CRMV-RS, participaram representantes da Federação Cinológica do Rio Grande do Sul (FECIRS), Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), Guaíba Kennel Clube, além de empresários e protetores da causa animal.