CRMV-RS poderá ministrar treinamentos para agentes públicos sobre resgate de animais
13/05/2019

A pauta de resgate de animais em ambiente urbano foi tema de audiência realizada na Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo em abril. O município busca alternativas para atendimento de ocorrências envolvendo resgate de animais como cães, gatos, aves e primatas, entre outros. A reunião fez parte da iniciativa da Comissão de Bem-Estar Animal da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Moira Ansolch, integrante da Comissão de Silvestres do Conselho Regional De Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), destacou ser fundamental que as entidades que atuam no resgate estejam devidamente equipadas, com os materiais necessários para a apreensão dos animais, sem causar lesões no agente fiscalizador e no próprio animal.

“Podemos oferecer, além do treinamento, assessoria para o que for preciso em termos de divulgação de campanhas, informações sobre quais materiais adquirir”, destacou Moira. A médica veterinária acredita que o Conselho, assim como a Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, possa colaborar com atividades em campanhas de conscientização à população e profissionais envolvidos.

Desta reunião surgiram encaminhamentos como a elaboração, por parte das entidades que atuam na apreensão de animais, de uma listagem de equipamentos, com respectivo preço, que entendam necessários para as atividades de resgate. Com base nos valores, em uma próxima reunião, serão avaliadas as formas possíveis de aquisição dos equipamentos.

Diante da disposição do CRMV-RS em realizar treinamento para agentes públicos, foi sugerida a realização de um evento, em conjunto com todas as entidades presentes na reunião, para tratar sobre o tema e realizar treinamentos de resgate e informações sobre a destinação adequada dos animais.
O Ministério Público se comprometeu em manter contato com setores da imprensa para realizar campanha sobre posse responsável, sendo que os resultados serão apresentados em uma próxima reunião, a ser agendada em breve.

A reunião contou com a presença do vereador Rafael Colussi, representantes do Comando Regional de Bombeiros, da Universidade de Passo Fundo, da Secretaria de Meio Ambiente Municipal, Secretaria de Meio ambiente do Estado, CONVIDAS, Comissão de Animais Silvestres do CRMV-RS e Polícia Ambiental da Brigada Militar debateram sobre as atribuições, capacidades e as limitações de cada órgão para atender a estas demandas crescentes na região.
A UPF, representada pelo professor Eraldo Zanella, alertou quanto ao grande volume de atendimentos de emergências no Hospital Veterinário, o que demanda custos que são absorvidos pela Universidade. Observou também que, nos períodos que antecedem as férias, é muito comum aumentar o abandono de animais, enfatizando a necessidade das campanhas sobre guarda responsável.

Por outro lado, tanto a Brigada Militar quanto os Bombeiros mencionaram que nem sempre conseguem priorizar os atendimentos na área da fauna, considerando o elevado número de ocorrências envolvendo pessoas, como acidentes, por exemplo. Além disso, encontram dificuldades operacionais para atuar nos casos de fauna. O Corpo de Bombeiros se propõe a realizar o salvamento dos animais, mas não possui veículo adequado para transporte, necessitando apoio nessa questão, especialmente da SMAM.

O tenente Alencar Fontana, do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, frisou que a guarda responsável é uma meta a ser atingida para evitar e minimizar todos os problemas debatidos na reunião. Outro pronto destacado é quanto à falta de critérios procedimentais quanto ao destino dos animais, em determinadas situações.
Rubens Astolfi, secretário municipal do Meio Ambiente, salientou que, embora existam dificuldades, a situação do município é privilegiada pelo número de instituições que existem e se envolvem no tema.
A CONVIDAS, representada por Nestore Codenotti, mencionou que a comunidade tem dificuldades de compreender a esfera de atuação de cada entidade, referindo ser necessário divulgar números de telefone, atribuições, como proceder em cada caso.

Na imagem, resgates em Brumadinho, foto de Ricardo Stuckert/Fotos http://xn--pblicas-61a.com/