CRMV-RS reforça ações que buscam fortalecer a segurança dos alimentos
15/05/2019

A Comissão de Inspeção, Segurança e Tecnologia dos Alimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) participou, na semana passada, da reunião promovida pela Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene de Alimentos (CONTHA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), durante o XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, em Brasília (DF).

O objetivo geral das comissões será o de buscar o fortalecimento das ações na área de alimentos de origem animal e apoio aos projetos públicos com eficiência comprovada para informar à sociedade e minimizar o consumo de alimentos sem procedência prejudiciais à saúde pública. Na ocasião, foi apresentada a Portaria Número 16, de 9 de fevereiro de 2018, que cria a CONTHA e designa seus participantes.

Durante o encontro, foram levantadas as expectativas e desafios identificados pelas Comissões Regionais, buscando a realização de trabalhos em conjunto. Entre os assuntos em debate, também sugeriu-se treinamentos voltados aos Responsáveis Técnicos (RT), estabelecimento de ações para propor aumento da carga horária de inspeção de alimentos na formação universitária de médicos veterinários, o fortalecimento de parcerias com comissões de alimentos e elaborar em conjunto um programa de trabalho unificado para atividades em prol da sociedade.

Estiveram presentes o presidente do CFMV, Francisco Cavalcante de Almeida e o presidente do CONTHA, José Maria dos Santos Filho.

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS
Texto: Nathália Bastos