O Pampa e os animais são tema de concurso e mostra fotográfica
25-07-2019
Para chamar a atenção para a necessidade de proteger o bioma Pampa, atualmente com cerca de 40% de sua área nativa preservada, o Instituto do Bem-Estar (IBEM) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promovem o concurso e mostra fotográfica “O Pampa e os animais”, com apoio da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e da Fundação Gaia. A mostra busca contribuir para a preservação do homem no campo e da cultura dos gaúchos.
Podem concorrer ao concurso médicos veterinários, zootecnistas, técnicos, criadores e público em geral. Serão aceitas imagens do Pampa brasileiro e de outros países, mostrando preferencialmente animais de produção em convivência com animais silvestres.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas com o preenchimento da ficha de inscrição disponível no link https://bit.ly/2ZjLTZy e enviada, juntamente com as fotos, para o e-mail ibemcomunica@gmail.com até 25 de julho. Cada participante poderá enviar até três fotos, conforme o regulamento, que consta no link https://bit.ly/2F0903u
A comissão julgadora será formada por Angela Escosteguy (sócia-fundadora e presidente do IBEM), Amanda Porterolla (jornalista e designer gráfico do CRMV-RS), Francisco Milanez (presidente da Agapan), Lara Lutzenberger (presidente da Fundação Gaia) e Fredy Vieira (fotógrafo).
O resultado será divulgado até o dia 5 de agosto. Serão escolhidas até 30 fotos e os finalistas terão suas fotos exibidas em uma mostra on-line no Portal Animais Ecológicos (www.ibem.bio.br), que terá uma galeria virtual. As 10 primeiras colocadas serão expostas na Casa do Médico Veterinário, no parque Assis Brasil, em Esteio, durante a realização da Expointer, de 24 de agosto a 1º de setembro.
A iniciativa integra as atividades relacionadas com o mês do meio ambiente e objetiva destacar que o bioma gaúcho é originalmente herbáceo, ou seja, pastoril. A pecuária se estabeleceu no Rio Grande do Sul sem a necessidade de derrubar árvores porque o pasto já fazia parte natural do bioma. Assim, o concurso objetiva evidenciar o papel da pecuária extensiva bem manejada, que reduz impactos ambientais ao fertilizar e melhorar a estrutura do solo e das pastagens. Desta forma, colabora com uma série de serviços ecossistêmicos tais como o sequestro de carbono pela fotossíntese das pastagens, melhora da infiltração da água e a recarga dos aquíferos e a polinização, entre outros benefícios. Com isso, garante o habitat e a qualidade de vida de centenas de vegetais e animais silvestres que dependem deste bioma para sobreviver.
Além disso, o gado criado em pastagens extensivas tem excelente qualidade de vida: os animais andam soltos ao ar livre, em grupos familiares, com terneiros mamando nas suas mães por vários meses. Por poderem selecionar uma dieta muito diversificada, produzem carne e leite com alto valor nutricional com relação de ácidos graxos similar a alguns peixes, alta proporção de CLA (ácido linoleico conjugado) e elevada composição de minerais e vitaminas.

Os vencedores receberão as seguintes premiações:
Primeiro lugar
3 pernoites com café da manhã  para casal no Rincão Gaia
desconto de 50 % em um curso do IBEM
Segundo lugar
2 pernoites com café da manhã  para casal no Rincão Gaia
Desconto de 40 % em um curso do IBEM
Terceiro lugar
1 pernoite com café da manhã  para casal no Rincão Gaia
Desconto de 30 % em um curso do IBEM

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS

Cristine Pires (jornalista MTB-RS 7847)