Manifesto de combate aos projetos de mineração no Estado tem apoio do CRMV-RS
19/06/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) referenda o manifesto de combate aos projetos de mineração no Estado e convida a todos a participar da Audiência Pública prevista para ocorrer no 27 de junho, as 18 horas, em Eldorado do Sul na qual serão apresentados o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do Projeto Mina Guaíba.

A Comissão Ambiente e Sustentabilidade do CRMV-RS esteve representada pelo coordenador Carlos Roberto Vieira da Cunha e a secretária Thaís Michel no lançamento do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul, realizada no dia 18 de junho, que já conta com apoio de mais de 50 instituições, núcleos de pesquisas, entidades ambientalistas, representações de classe, associações, sindicatos e coletivos populares.

No evento, representantes das comunidades locais que serão diretamente afetadas e instituições de cunho ambiental e social apresentaram importantes dados sobre os projetos de mineração previstos para RS e a preocupação frente aos seus possíveis impactos irreversíveis. O mais polêmico é o Projeto Mina Guaíba, que pretende extrair carvão a céu aberto em uma área localizada entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas.

De acordo com o Manifesto do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul, a reserva está na zona de influência da Área de Preservação Permanente e Parque do Delta Jacuí, Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, bem tombado pelo IPHAE como patrimônio cultural e paisagístico do RS, e a apenas 1,5 km do Rio Jacuí, responsável por mais de 80% da água que chega ao Guaíba e abastece Porto Alegre e parte da Região Metropolitana.

O projeto prevê, dentre outros impactos, o rebaixamento do lençol freático, o desvio de arroios, a piora na qualidade do ar, e a expulsão do território de diversas famílias, incluindo os moradores do loteamento Guaíba City e os agricultores do Assentamento Apolônio de Carvalho, responsável por importante produção de arroz agroecológico e com certificado orgânico.

Também está prevista a instalação de mais três projetos de mineração no município de Caçapava do Sul, onde pretende-se minerar zinco, chumbo e cobre às margens do rio Camaquã; em Lavras do Sul, no qual o foco do projeto será a extração de fosfato; e em São José do Norte, para extração extrair titânio em uma área localizada entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico.