CRMV-RS começa a preparar Plano de Cargos, Carreiras e Salários
24/06/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) deu início à preparação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A primeira fase, que inclui o diagnóstico, começou nesta segunda-feira, 24 de junho. O administrador do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMF), Carlos José Ferreira, profissional da área de Recursos Humanos há mais de 30 anos, está em Porto Alegre para conhecer as atribuições e lotação dos servidores, e saber deles quais as aspirações, expectativas e apreensões no desempenho de suas funções. “Com base nessas informações é que iremos propor as mudanças necessárias”, explica.

O modelo do PCCS baseia-se no que foi implementado no CFMV, mas levará em conta as especificidades e características do conselho gaúcho. A ideia, explica Ferreira, é fazer com que o plano contemple as necessidades de cada estado. “Estamos à disposição dos conselhos regionais para desenvolver esse trabalho”, afirma o profissional, ao destacar que a iniciativa faz parte da proposta de aproximação do Federal com os regionais, defendida pela atual gestão. Depois do Rio Grande do Sul, será a vez de o Pará iniciar o seu PCCS.

Apuradas as informações necessárias, o plano entra na fase de descrição de cargos e salários. Também será realizada uma pesquisa salarial para identificar se os cargos estão de acordo com a remuneração praticada por outros conselhos de classe que tenham compatibilidade com os que representam profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia.

A saúde financeira de cada regional também é levada em conta para fazer o enquadramento e estabelecimento de políticas de carreira que darão a oportunidade de ascensão dos servidores. As promoções são realizadas com base em avaliações de desempenho, e o PCCS disponibilizará todas as orientações para que o funcionário saiba até onde poderá avançar na carreira. As avaliações de desempenho também terão papel fundamental para definir cursos de capacitação dentro de cada área de atuação, caso necessário. A expectativa é que o PCCS gaúcho esteja concluído até agosto.