CRMV-RS apresenta sugestões para documento sobre bem-estar de animais em rodeios
22/07/2019

Em breve, o Rio Grande do Sul deverá contar com um documento que apresentará normas sugestivas que garantam o bem-estar de animais em rodeios. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Entre os aspectos apontados pelo CRMV-RS, estão a necessidade de acompanhar a qualidade de transporte dos animais, a começar pelo estado dos caminhões, passando pelas condições de embarque e desembarque, quantidade de animais por caminhão e se há área de descanso disponível.

Com referência ao momento do rodeio, o Conselho entende que é preciso levar em conta o piso em que os animais irão correr, número de voltas que cada um está apto a dar, condições corporais dos animais e também as medidas necessárias para garantir o conforto térmico de acordo com a temperatura no dia do evento. “São medidas simples de manejo, mas que por vezes ficam esquecidas em função do crescimento do número de rodeios”, argumenta o médico veterinário Fernando Gonzales, conselheiro que representa o CRMV-RS no grupo de trabalho.

Em nova rodada de debates na sexta-feira passada (19/7), Gonzales esteve reunido, no parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com Franscisco Fleck, presidente ABCCC, Vanderlei Rosa, representante do MTG, José Araújo, conselheiro do MTG, e Paulo Souza, representante da Seção de Eventos Agropecuários da SEAPDR.