CRMV-RS participa do lançamento da 42ª Expointer e destaca programação na Casa do Médico Veterinário
05/08/2019

Com uma programação intensa preparada para a Casa do Médico Veterinário no Parque Assis Brasil, em Esteio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul prestigiou, nesta segunda-feira, o lançamento da mostra internacional. A presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, e a secretária do Conselho, Marianne Lamberts, destacaram a importância da feira e a oportunidade de qualificação, com palestras gratuitas, que serão oferecidas a médicos veterinários e zootecnistas de 24 de agosto a 1º de setembro. Durante a solenidade, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, reforçou a importância da presença do CRMV-RS na elaboração de editais do Município em áreas ligadas à atuação da autarquia. "A colaboração do Conselho é muito importante na construção de propostas", disse. O CRMV-RS colocou-se à disposição da prefeitura, do governo do Estado e de deputados e vereadores para contribuir na elaboração de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, à valorização dos profissionais da área e a saúde única (voltada a animais, seres humanos e meio ambiente).
O lançamento da 42ª Expointer foi realizado na Casa de Música da Ospa e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Covatti Filho, do presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, além de secretários de estado, deputados e vereadores.Depoimentos de entidades promotoras da Expointer, como Farsul, Fetag, Ocergs, Simers, Febrac e ABCCC, foram exibidos ao público.
A 42ª edição da Expointer contará com 3.975 animais de argola (animais que vão a julgamento). O número é 6,36% menor que o do ano passado. A redução foi causada pela queda de 76% nas inscrições de pássaros ornamentais. Por outro lado, o setor de bovinos leiteiros, um dos que concentram maiores volumes de negócios, teve aumento de 17,66% no número de animais, passando de 334 em 2018 para 393 este ano, de quatro raças. Já o total de inscrições de ovinos cresceu 10,3%, de 709 exemplares no ano passado para 782 animais, de 19 raças, nesta edição.