Prefeitura Municipal de Santo Antônio das Missões suspende distribuição de vacinas contraceptivas após notificação do CRMV-RS
14/08/2019

Após ser notificada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) sobre a dispensação de vacinas contraceptivas para caninos e felinos, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio das Missões suspendeu a distribuição.

A prefeitura municipal explicou que, em razão de expedientes promovidos pelo Ministério Público da Comarca, o município tentou encontrar uma forma paliativa para controlar o aumento da população de cães e gatos que vivem nas ruas. Além de auxiliar pessoas de baixa renda que tivessem interesse em prevenir seus animais de uma provável gestação, mesmo sendo alertadas dos riscos inerentes ao uso.

Ainda assim, a Prefeitura reconhece que a distribuição das vacinas contraceptivas não é o método mais apropriado, mas salienta que a esterilização de animais não é viável financeiramente para a realidade do local. A Prefeitura esclareceu que em nenhum momento teve a intenção de distribuir livremente as vacinas contraceptivas ou realizar qualquer ato que trouxesse prejuízo à saúde dos animais.

O CRMV-RS estuda a possibilidade de uma ação que auxilie a Prefeitura Municipal de Santo Antônio das Missões a encontrar uma forma viável e correta do controle da população de cães e gatos de rua