1º Fórum dos presidentes do Sistema dos Conselhos de Medicina Veterinária debate PEC 108 durante a Expointer
19/08/2019

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promove, durante a 42ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o 1º Fórum dos Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs. Além dos representantes de médicos veterinários e zootecnistas de diversos estados do País, o objetivo principal é reunir lideranças políticas e de entidades de classe para debater a PEC 108, que pode comprometer a atividade dos conselhos profissionais, uma vez que torna opcional a filiação junto a essas entidades.

O tema será abordado na palestra “A importância dos responsáveis técnicos para a sociedade e as possíveis Implicações da PEC 108”, que será ministrada pelo assessor jurídico da presidência do CRMV-RJ, André Siqueira, no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 8h30min, no auditório da Farsul, no parque Assis Brasil. “Essa medida traz riscos à sociedade, pois, sem órgãos para garantir a fiscalização e acompanhar a conduta das categorias, a população ficará sujeita à má prestação de serviços ou a profissionais com formação precária”, adverte a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, ao lembrar que cabe ao Sistema CFMV/CRMVs a tarefa de assegurar o exercício exemplar da profissão, utilizando-se de medidas de orientação, normatização e fiscalização.

A PEC 108 pode comprometer o trabalho de fiscalização das atividades. A medida colocaria em risco não apenas a saúde e o bem-estar animal – atividade mais conhecida de médicos veterinários e zootecnistas – mas também na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. São mais de 80 áreas de atuação desses profissionais.

Por isso, o trabalho vai muito além das clínicas e dos consultórios para atendimento de animais. Médicos veterinários e zootecnistas atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, têm papel fundamental na agropecuária brasileira, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos, exercem atividades em laboratórios para análise de solo e para análise da água, realizam pesquisas em alimentos, participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, para citar alguns exemplos.

No caso da saúde pública, a categoria de médicos veterinários foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. É o médico veterinário quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

Participe deste debate:
O que: Palestra “A importância dos responsáveis técnicos para a sociedade e as possíveis Implicações da PEC 108”

Quando: Dia 26 de agosto, às 8h30min

Onde: Auditório da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio