CRMV-RS participa da inauguração do Centro Veterinário Murialdo
11/09/2019

FAMUR inaugurou maior complexo de saúde animal da região
Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 09 de setembro, em Ana Rech

Respeito e cuidado a favor da saúde única! Foi com essa premissa que o Instituto Leonardo Murialdo, por meio da Faculdade Murialdo (FAMUR), realizou na manhã desta segunda-feira, 09 de setembro, a cerimônia de inauguração do CVM, Centro Veterinário Murialdo. A recepção aos convidados ocorreu no CTG Ginetes da Tradição (Rua Leonardo Murialdo 246, Ana Rech). Após, no CVM, houve o descerramento da placa da Instituição e visitas dos presentes às instalações do complexo.

O complexo é o primeiro estabelecimento completo de saúde animal ligado a uma Instituição de Ensino Superior da Região, que também se torna um laboratório de ensino e aprendizagem aos estudantes do curso de Medicina Veterinária da FAMUR. O Presidente do Instituto Leonardo Murialdo, Pe. Joacir Della Giustina citou a Carta Encíclica do Papa Francisco (24.05.2015) Laudato Si’ - que trata sobre a declaração dos princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Para ele, o CVM traz como proposta a preocupação da Instituição com o planeta. “O Centro Veterinário oferta serviços de cuidado com os animais, bem como traz a qualidade na educação para a Região. É um orgulho!”, afirma.

A Instituição Murialdo oferecerá serviços de atendimento clínico; exames laboratoriais; exames de imagem; cirurgias; internação; exames reprodutivos; patologia; e consultorias técnicas. Para o Diretor do Centro Veterinário, Pe. Ernesto Camerini, a inauguração do complexo já é um sucesso. “É um presente para a comunidade de Caxias e Região. Estamos seguindo a vocação do bairro de Ana Rech, que são as ciências agrárias. Precisamos cuidar dos nossos animais e, o CVM, veio para nos auxiliar nisso”, salienta.

A inauguração do Centro ainda contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Lisandra Dornelles. A profissional conta que ficou muito feliz em participar do lançamento do CVM. “É muito gratificante ver a preocupação da FAMUR com a saúde única. Precisamos fazer com que a sociedade entenda que a profissão de medicina veterinária, além de cuidar dos animais, cuida da saúde dos humanos e do meio ambiente”, argumenta.

Vale ressaltar que o CVM está localizado junto à Fazenda Escola Murialdo, que possui 48 hectares disponíveis aos estudantes para o cuidado e manejo de animais. De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Fernanda Flores, a inauguração do CVM foi um grande marco na história de Murialdo. “Nós precisamos fazer a diferença na sociedade com o cuidado dos animais. E, o centro não é apenas uma conquista do curso de graduação da FAMUR, ele foi feito pensando na educação de qualidade e preocupação com o bem comum”, destaca emocionada.

Segundo a acadêmica do 5º semestre de Medicina Veterinária da FAMUR, Maiara de Camargo, o Centro Veterinário é um sonho realizado pelos estudantes do curso. “Nós estamos orgulhosos de toda a direção e coordenação que conseguiram construir esse centro que vai nos auxiliar na aprendizagem. Espero que esse seja apenas o começo de realizações da FAMUR”, relata animada.

Esteve presente no evento, representando o Prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, a secretária do meio ambiente, Patrícia Rasia. Ela destacou a que o lançamento do CVM é um grande marco para a cidade e região. “É uma alegria imensa poder participar desse momento, pois o município precisa avançar nos cuidados com os animais e responsabilidade sócioambiental”, conclui.

A cerimônia de inauguração do Centro Veterinário Murialdo foi alusiva a comemoração do Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro.

CONFIRA OS DIFERENCIAIS DO CVM

- O Centro Veterinário Murialdo foi planejado e estruturado de forma que os estudantes possam acompanhar as aulas e procedimentos realizados no local;
- A Instituição conta com médicos veterinários e zootecnistas especializados em diversas áreas, capacitados a dar atendimento de qualidade a todos os animais;
- O local ofertará programas de capacitação, extensão, atualização e pós-graduação para acadêmicos e profissionais interessados;
- O complexo possibilita a inserção do futuro Médico Veterinário nas atividades de inter-relação entre o meio ambiente, o animal e o homem fortalecendo a saúde única.
- Este complexo está situado na FAMUR - unidade Ana Rech proporcionando um ambiente de fácil acesso e de convivência agradável em meio à natureza.

Todos os serviços oferecidos pelo Centro Veterinário Murialdo seguem as resoluções do Código de Ética dos Conselhos Regionais e Federais de Medicina Veterinária CRMV e CFMV).

Fotos: Débora Valente e Jonas Fontana