CRMV-RS e Unimed Federação/RS promovem palestra gratuita sobre cooperativismo
01/11/2019

“Cooperativismo na área da saúde” é o tema da palestra que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promoverá no dia 26 de novembro, das 19h às 21h, no auditório do Cremers, e que será ministrada pelo presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May.  As inscrições gratuitas são abertas a estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e Zootécnica e devem ser feitas no link www.crmvrs.gov.br/eventos.php até o dia 25 de novembro. Os certificados aos participantes serão emitidos por e-mail nas semanas seguintes.

May tem vasta experiência no assunto. O Sistema Unimed no Rio Grande do Sul reúne 27 Unimeds Singulares, 15,4 mil médicos cooperados, 1,8 milhão de beneficiários e, de estrutura própria, conta com 67 laboratórios e clínicas, 19 pronto-atendimentos, 13 SOS, 8 hospitais e 3 hospitais-dia. Além disso, há 2.429 hospitais, clínicas e laboratórios credenciados e 11.500 colaboradores para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos nos 497 municípios cobertos.

Hoje, no Brasil, são 786 cooperativas na área da saúde, com 206.185 mil associados e que geram 107.794 empregos, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB). No entanto, a maioria se concentra nas áreas de Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviços de Saúde - fazendo-se presentes em 83% dos municípios brasileiros. O CRMV-RS entende que a área de Medicina Veterinária tem muito potencial para auxiliar na missão do cooperativismo saúde, que é a de promover e cuidar da saúde humana.

Médicos veterinários e zootecnistas não cuidam apenas do bem-estar animal. “Esses profissionais são fundamentais na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, prevenção de doenças, garantia de qualidade dos alimentos por meio de análise, defesa dos direitos dos animais, preservação e conservação de recursos naturais, manutenção e melhoria da qualidade da vida humana e animal, vigilância ambiental, fiscalização e coordenação de programas de defesa e vigilância sanitária, redução de danos ao meio ambiente, saúde humana e animal, apenas para citar alguns exemplos”, destaca a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles.

O que: palestra “Cooperativismo na área da saúde” com Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS
Quando: 26 de novembro, das 19h às 21h
Onde: Auditório do Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul), na Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana - Porto Alegre
Como: Inscrições gratuitas no link www.crmvrs.gov.br/eventos.php