CRMV-RS CRMV-RS


Novo número da Revista CFMV aborda resistência a antibióticos
20/11/2019

A Revista CFMV 82 acaba de entrar no ar no Portal CFMV e, em plena Semana Mundial de Uso Consciente dos Antibióticos, publica uma entrevista exclusiva com a médica-veterinária Suzana Bresslau. Auditora fiscal agropecuária de carreira, ela atua no Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde coordena as atividades de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês).

Suzana assinala que os médicos-veterinários estão na linha de frente da prevenção e controle da AMR, prescrevendo de forma cuidadosa e consciente esse tipo de medicação. Já o zootecnista, ao prover nutrição adequada e de qualidade, além de zelar pelo bem-estar animal, também ajuda a reduzir o uso de antibióticos. “Medicamentos não devem substituir as boas práticas pecuárias, as medidas de higiene e biosseguridade e os programas de vacinação”, assinala.

A revista destaca ainda as Novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina Veterinária, publicadas no último dia 16 de agosto após um processo iniciado em 2014, durante o Seminário Nacional de Educação, promovido pelo CFMV. As instituições de ensino têm dois anos para concluir a implementação da norma, instituída pela Resolução CNE nº 3/2019.

Entre seus pontos positivos, a medida prevê mais atividades práticas ao longo da formação, além de indicar que todas as ações pedagógicas devem ser pautadas nos conceitos de bem-estar animal, sustentabilidade ambiental, ética e saúde única. Mas o que mais vem tirando o sono dos gestores de cursos de graduação é a nova sistemática dos estágios curriculares. Agora chamado de formação em serviço, prevê que, no nono semestre, deverá ocorrer em serviços próprios da instituição, em sistema de rodízio por todas as áreas de atuação profissional. No décimo e último semestre do curso, o estudante escolherá a área de sua preferência para estagiar.

O encerramento das comemorações pelos 50 anos do CFMV foi registrado pela repórter Marta Moraes, também responsável pelos textos do livro comemorativo da data. Em outubro, houve uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília; a entrega dos prêmios Professor Paulo Dacorso Filho e Professor Octávio Domingues – Edição 2018 e da Comenda Ivo Torturella; e o lançamento do livro 50 anos do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Peste suína e Suplemento Científico

Outro tema atual do número 82 é a peste suína, que motivou a produção de um artigo técnico por especialistas do Mapa e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Peste suína clássica e peste suína africana: as doenças e os riscos para o Brasil” aborda o risco para o sistema de produção de suínos e como prevenir a entrada da PSA no Brasil ou a disseminação da PSC para a zona livre.

Quatro trabalhos bem diferentes figuram nas páginas do Suplemento Científico. Vale destacar um relato inédito de contaminação de mosquitos do tipo cúlex por Anaplasma platys e Ehrlichia canis, produzido por uma equipe multidisciplinar no interior de São Paulo; e um trabalho que identificou aumento de produtividade de vacas leiteiras que receberam estimulação auditiva por meio de música clássica.

Já a última página da publicação, ocupada nos últimos números pelo tema Ética e Legislação, passa a receber temas variados. Clínica Veterinária foi o escolhido para a atual edição, na qual o tesoureiro do CFMV, Wanderson Ferreira, fala sobre boas práticas nos estabelecimentos voltados a pequenos animais. O texto fornece dicas sobre como o gestor pode oferecer um ambiente agradável e o profissional, prestar um atendimento cuidadoso e humano a pacientes e tutores.

Assessoria de Comunicação do CFMV





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br