Comissão de Medicina Veterinária Integrativa recebe homenagem no I Seminário Nacional das PICS
03/12/2019

A Comissão de Medicina Veterinária Integrativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), única na área em todo o País, recebeu uma homenagem durante o I Seminário Nacional das PICS Aplicadas na Saúde e Bem-estar Animal. O evento, realizado neste sábado (30/11), abordou as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), tratamentos terapêuticos que utilizam de conhecimentos tradicionais para prevenir e curar diversas doenças. O Seminário foi promovido pelo deputado Federal Giovani Cherini (PL-RS).

A Comissão de Medicina Veterinária Integrativa esteve representada pela sua coordenadora, Elisandra Pezzetta, que recebeu o Prêmio Kokhmahá do deputado Cherini, das médicas veterinárias Cristiane Gonçalves, Gabriela Susuki e Viviane Machado. A médica veterinária e tesoureira do conselho gaúcho, Eliane Goepfert , também prestigiou o evento.

Elisandra palestrou sobre a Homeopatia na Medicina Veterinária. Durante sua fala, ela abordou o uso dos medicamentos homeopáticos e a alternativa da homeopatia nos tratamentos utilizados na prevenção e no cuidado com os pets. Gabriela levou os participantes a refletirem sobre a interação da natureza com os animais e os cuidados necessários que se deve ter com cada um. Já Viviane dissertou acerca da ozonioterapia aplicada na Medicina Veterinária e os seus benefícios para o bem-estar animal.

Além de ser pioneiro na criação da Comissão Assessora voltada às terapias integrativas, o CRMV-RS também elaborou uma campanha institucional com conteúdo baseado em informações oficiais do Ministério da Saúde e de estudos da comissão para destacar a importância de médicos veterinários para a manutenção da saúde única.

São oito peças que trazem informações fundamentais para conhecer algumas das terapias e como funcionam. As artes, nos formatos A4 para impressão e para compartilhar em redes sociais, estão disponíveis para download gratuito no link bit.ly/3215DTl.