CRMV-RS CRMV-RS

Campanha Guarda Responsável terá ação em Santo Antônio da Patrulha nesta sexta e sábado
20/02/2020

Quem rumar para o Litoral Norte e der uma paradinha no Boulevard Freeway RS irá receber dicas sobre deveres e responsabilidades que o tutor deve ter como ajudar a evitar o abandono de animais. O flyer com as informações da campanha Guarda Responsável – Eu sou uma vida, desenvolvida pelo Conselho de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), estará sendo distribuído na Tenda Bravo e LeRoy, que patrocina a iniciativa, e preparou um ambiente todo especial para receber os pets, com água fresca à disposição e amostras de rações. O material também está disponível em diversos postos de combustíveis espalhados pelo Estado, graças ao apoio do Sulpetro (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do Rio Grande do Sul), que, assim como o Boulevard, abraçou a campanha.

O material explicativo, elaborado por médicos veterinários e zootecnistas para ajudar na decisão responsável de levar um bichinho, aborda temas como alimentação ideal, cuidados com a saúde, lazer, higiene e assistência veterinária, entre outros. Também devem ser apontadas as despesas que um novo membro da família trará.

Um animal, de acordo com a espécie, pode viver de 2 a 80 anos e, conforme envelhece, tende a desenvolver doenças cujo o tratamento, às vezes, requer altos custos. As peças gráficas das campanhas que detalham essas dicas também estão disponíveis para download gratuito em https://www.crmvrs.gov.br/campanha.php?id_campanha=11, em formatos A4, para impressão, e para compartilhar nas redes sociais.

A conversa com tutores e futuros tutores sobre esses cuidados ganha ainda mais importância em períodos de feriados prolongados, em que o número de casos de abandono cresce consideravelmente. Por isso, a campanha alerta que, ao decidir por ter um bichinho de estimação, é preciso ter em mente quem poderá cuidar dele em períodos de ausência, como férias e viagens. O abandono é crime previsto em lei e deve ser denunciado.

Como agir em caso de abandono
Denunciar e evitar o abandono de animais são obrigações legais de todo cidadão, mas, mesmo assim, muitos deles são deixados ao relento. Ao encontrar um bichinho, ajude-o! Você pode capturá-lo em uma caixa de transporte, com os devidos cuidados se ele estiver com medo, arisco ou assustado. Abrigue-o em um local reservado em casa para que ele não tenha contato com seus pets até que passe por uma consulta veterinária. Se não tiver como ficar com ele, busque uma adoção responsável.

Maus-tratos e abandono são crimes
Denúncias de maus-tratos e abandono devem ser feitas em delegacias da Polícia Civil, Ministério Público, secretarias de meio ambiente estaduais e municipais e Ibama (em casos de animais selvagens, silvestres e espécies exóticas). Se a pessoa envolvida for médico veterinário ou zootecnista, procure o CRMV ou CFMV.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006