CRMV-RS orienta sobre coronavírus nas diferentes espécies
20/03/2020

Diante do atual cenário e da grande circulação de notícias falsas, o Conselho esclarece que NENHUMA vacina para Coronavírus que acometem animais podem ser utilizadas em humanos contra a COVID-19. O vírus que está causando a atual pandemia é específico de seres humanos e não há evidências até o momento que os animais domésticos possam ser infectados ou transmitirem a doença. Conforme a imagem, há outras diferentes espécies de Coronavírus que acometem os animais.

Os cães podem ser infectados com a espécie CCoV, específica de caninos, que causa gastroenterite e pode ser previnida com as vacinas mútiplas V8, V10 e V12 e também a espécie CRoV, que causa infecções respiratórias e não há no mercado vacina eficaz contra este tipo. Já os felinos, podem ser acometidos com espécia FFcoV, que resulta em PIF (Peritonite Infecciosa Felina) e não há comprovação científica da eficácia de vacinas para a doença. Os bovinos, podem adquirir a espécie BCoV, que causa a diarreia neonatal dos terneiros, podendo ser evitada com a vacina Rotavec.

O CRMV-RS segue reforçando o combate às fake news. Ajude a divulgar a informação correta! Não se esqueça: VACINAS PARA ESPÉCIES DE CORONAVÍRUS ANIMAL NÃO PODEM SER APLICADAS EM HUMANOS, podendo causar danos graves a saúde.