CRMV-RS CRMV-RS

Conselho se posiciona quanto ao funcionamento de serviços veterinários
23/03/2020

Buscando esclarecer as principais dúvidas sobre serviços veterinários durante a epidemia do coronavírus, o CRMV-RS, baseado em recomendações do CFMV, esclarece que:

PERMITIDO o atendimento de emergências clínicas e cirúrgicas - ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais veterinários;

REAGENDAR  procedimentos em situações que não se caracterizem como emergência e  orientar os tutores quanto aos cuidados a serem tomados;

ESTRUTURA DE PESSOAL deve ser mantida a mínima necessária para as emergências (resguardadas as situações previstas para o afastamento) e redobrados os cuidados com a saúde dos profissionais;

VENDA DE PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO E DESTINADOS À ALIMENTAÇÃO ANIMAL pode ocorrer de acordo com a determinação de cada município. Quando permitido, o estabelecimento precisa tomar todos os cuidados de medidas restritivas de acesso do público, de limpeza e higienização de ambientes e da saúde do trabalhador;

ESTÉTICA, BANHO E TOSA por não serem serviços essenciais, não devem ser oferecidos. Estabelecimentos que prestam apenas este tipo de serviço devem fechar e aqueles que realizam junto a outras atividades devem suspendê-lo.

POSIÇÃO OFICIAL DO CRMV-RS SOBRE ESTÉTICA, BANHO E TOSA

ALERTA DE SUSPENSÃO Serviços de estética, banho e tosa devem ser suspensos enquanto durar a pandemia de coronavírus por não serem considerados essenciais. Estabelecimentos que trabalhem apenas com essas atividades são orientados a fechar, e os demais a deixar de oferecê-las. A manutenção desses serviços vai contra as determinações das autoridades públicas de saúde, pois gera aglomeração e compromete a saúde dos trabalhadores e dos clientes.

SAÚDE DA EQUIPE O médico veterinário responsável técnico é responsável por manter a segurança e saúde ocupacional da equipe. Aqueles que trabalham em estabelecimentos que ofereçam esses serviços devem orientar para sua suspensão.

SAÚDE DOS TUTORES Nesse momento, é importante também a compreensão dos tutores, para que façam a higiene de seus animais em casa, já que se trata de uma situação atípica. Os funcionários de banho e tosa ficam expostos à contaminação, assim como os tutores, e correm o risco de levar a doença para suas famílias. Lembre-se: a orientação é ficar em casa!

A QUEM DENUNCIAR Denúncia quanto ao descumprimento da regra deve ser feita junto à prefeitura de seu município, pois é ela que fiscaliza a atividade. Os estabelecimentos que não seguirem a recomendação podem ter seus alvarás cassados. Em caso de dúvida, procure a prefeitura de sua cidade! O CRMV-RS não tem autorização para fechar os estabelecimentos que descumprirem a regra, mas têm mantido constantes o alerta e o serviço de orientação para que a situação se resolva o mais breve possível.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006