Conselho encaminha documento para garantir a vacinação de médicos veterinários contra a gripe
24/03/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), encaminhou na manhã de ontem (23) um ofício direcionado à Secretaria de Saúde do Estado. O documento pede a garantia de que os médicos veterinários sejam incluídos na primeira etapa de vacinação contra a gripe, iniciada nesta segunda-feira e destinada aos profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos.

De acordo com as Resoluções nº 218 de 1997 e 287 de 1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Medicina Veterinária faz parte das profissões da área da saúde. Os médicos veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos em atividades que vão desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença. A escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, o CRMV-RS solicita que as Coordenadoras Regionais de Saúde e os postos de vacinação integrantes da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe 2020 sejam informados e orientados de que os médicos veterinários são profissionais de saúde de nível superior, que seja franqueada a vacinação a todos os profissionais que procurarem os postos de vacinação e que, para comprovação da condição de médico veterinário, seja exigida apresentação da cédula de identidade profissional.

Caso haja recusa em oferecer a dose da vacina, é possível denunciar na Ouvidoria do SUS, pelo número 136, ou na Secretaria de Saúde do município.