CRMV-RS CRMV-RS


Documento pede à SEAPDR suspensão da vacinação contra febre aftosa durante pandemia
24/03/2020

O CRMV-RS encaminhou na tarde de hoje (24) solicitação à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para que seja suspensa a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha está provocando uma aglomeração de pessoas nas inspetorias e nas agropecuárias, o que contraria frontalmente as determinações das autoridades de saúde de afastamento social. Confira o documento na íntegra:

 

Senhor Diretor:

 

 Ao cumprimentá-lo cordialmente, em nome do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS CRMV-RS, vimos pelo presente solicitar que seja determinada a suspensão da primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul tendo em vista a situação de excepcionalidade vivida pela pandemia do coronavírus.

 

 O que está ocorrendo na prática é uma situação que propicia a aglomeração de pessoas (produtores) junto às IDAs e nos estabelecimentos que comercializam a vacina, contrariando totalmente as determinações das autoridades de saúde.

 

 Compreendemos a importância da manutenção das campanhas oficiais de sanidade animal, mas necessitamos eleger prioridades nesse momento crucial para o controle da pandemia.

 

 A suspensão dessa primeira etapa, que iniciou em 16 de março e tem o seu encerramento previsto em 14 de abril de 2020, propiciaria que as IDAs mantivessem suas atividades nas outras áreas e que possam estabelecer mecanismos de controle para impedir a aglomeração de pessoas, resultando na diminuição de risco de contágio e transmissão do coronavírus entre os servidores e produtores.

 

 Certos de sua compreensão ao aqui solicitado, agradecemos desde já e renovamos votos de elevada estima e consideração.

 

 Atenciosamente,

  

 Méd. Vet. Lisandra Dornelles

CRMV/RS 7371

Presidente

 

 

 

 





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br