CRMV-RS reforça mobilização contra a telemedicina veterinária
21/05/2020

A autorização para a telemedicina veterinária durante a pandemia da Covid-19, objeto do Projeto de Lei n° 1275/2020, está sendo votada hoje no Senado Federal. Atento a essa preocupante possibilidade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) reforça sua mobilização. Ofício enviado pela presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti, manifesta a preocupação da autarquia gaúcha e destaca sua postura contra a adoção da medida na amplitude proposta no referido Projeto de Lei. O CMFV formalizou documento que foi entregue ao relator, senador Wellington Fagundes.

O ofício encaminhado pelo CRMV-RS justifica que a utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados para prestação de serviços médicos-veterinários essenciais configura uma “avaliação clínica a distância”, o que esbarra no artigo nº 13 do Código de Ética do Médico Veterinário que veda ao profissional receitar sem prévio exame clínico do paciente.

Confira no Ofício os argumentos do CRMV-RS para impedir a aprovação do PL nº 1.275/20 no link facebook.com/crmvrs/posts/3218991608157030