CRMV-RS CRMV-RS

CRMV-RS irá apurar casos de irregularidades e mau exercício da profissão
29/06/2020

Dois episódios que tiveram grande repercussão nos últimos dias envolvendo possíveis irregularidades no exercício da profissão serão apurados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). A decisão foi aprovada em plenária, realizada na última sexta-feira (26). No cumprimento de suas atribuições, o CRMV-RS já enviou ofício à Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelas operações que identificaram as ações, solicitando as informações para tomar as medidas legais necessárias à investigação dos fatos.

Em operação de rotina de combate ao crime, no dia 19 deste mês, a PRF encontrou 20 galos que seriam utilizados para rinha transportados no veículo conduzido por um médico veterinário. A abordagem, realizada na BR 290, em Porto Alegre, identificou que os animais estavam em condições precárias, amarrados e enrolados em jornais. O cidadão foi preso por maus-tratos aos animais e conduzido, com os galos, à polícia judiciária local.

A outra ocorrência refere-se ao flagrante do transporte irregular de teste de Covid durante realização da Operação Tamoio II. A coleta de material biológico era levada de forma indevida na BR 116, segundo relato da polícia, em desacordo com a legislação ambiental, o que expõe a risco a saúde e segurança da coletividade, uma vez que gera potencial contaminação.

O ofício, assinado pela presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles e encaminhado ao diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio de Sá, solicita informações detalhadas das duas operações. O documento explica que os dados fornecidos pela PRF serão fundamentais para que o Conselho possa averiguar a existência de infração e tomar as medidas cabíveis.

Foto: Divulgação PRF/RS.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul