Requisição de medicamentos em clínicas e hospitais veterinários para tratamento da Covid-19 será regulamentada por acordo de cooperação entre o CRMV-RS e a Secretaria de Saúde de Canoas
07/07/2020

Os detalhes do Termo de Cooperação que irá regulamentar a requisição de medicamentos em clínicas e hospitais veterinários de Canoas para tratamento de pacientes com Covid-19 foram definidos nesta terça-feira (7) pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e a Secretaria Municipal da Saúde. No encontro, a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles, e o secretário municipal da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, ajustaram duas possíveis formas de cooperação: doação e cedência mediante reposição dos medicamentos.

Os termos foram elaborados pela assessoria jurídica do CRMV- RS e serão numerados, publicados no Diário Oficial e arquivados também no Conselho. O documento passa pela análise da Procuradoria Municipal de Canoas e deverá ser assinado nos próximos dias.

A reunião também deixou preestabelecido de que a requisição dos remédios usados no chamado "kit intubação" só será feita em estabelecimentos de serviços veterinários que se dispuserem a colaborar de forma voluntária nesse primeiro momento. Se o estoque arrecadado não for suficiente, o contato será feito diretamente com o CRMV-RS, que buscará outras clínicas e hospitais fora de Canoas dispostas a ajudar.