CRMV-RS
CRMV-RS


Conselho alerta sobre uso de ivermectina em humanos
23-07-2020

Diante do grande número de informações relacionadas ao uso de medicamentos e sua ligação com o tratamento para o novo coronavírus, o CRMV-RS faz um alerta de perigo para a utilização de insumos de uso veterinário em humanos.


Entre as últimas notícias circulando no Brasil está o uso da ivermectina. A falta nas farmácias de medicamentos com este princípio ativo, tem gerado uma busca por produtos com base semelhante em estabelecimentos veterinários.

O CRMV-RS afirma que os medicamentos veterinários indicados para tratamento de animais não devem, em nenhuma hipótese, ser ingeridos ou administrados em humanos, sob risco de reações adversas graves e efeitos colaterais severos.


Medicamentos veterinários foram licenciados pelo Ministério da Agricultura para uso exclusivo em animais e possuem formulações e apresentações diferentes do medicamento para humano.


Na dúvida sobre como usar ou substituir um medicamento, consulte sempre um farmacêutico ou o médico que prescreveu. Do contrário, os resultados podem ser graves para a sua saúde.


*Conteúdo adaptado do CRMV-ES





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - B. Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br