Conselho analisa possível caso de irregularidade profissional em Caxias do Sul
04/08/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) tomou conhecimento recentemente de um suposto caso de irregularidade cometido por um médico veterinário da cidade de Caxias do Sul. De acordo com a denúncia, foi encontrado no dia 25 de julho o corpo de um cachorro dissecado e com os órgãos dentro de um saco plástico do lado de fora de um container de lixo. O caso, divulgado nas redes sociais, gerou grande repercussão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade.

Diante dos fatos, o órgão informou em reportagem a um jornal local que foi procurado pelo proprietário da clínica veterinária que havia cometido a suposta ação, que afirmou que o animal havia sido atendido em seu estabelecimento para a realização de necropsia e, por ser final de semana a data do ocorrido, optou por tomar esta atitude alegando que não havia onde armazenar o corpo. De acordo com a Resolução 1275/2019 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por se tratar de uma clínica é obrigatório que tenha uma unidade refrigerada exclusiva para conservação de animais mortos e resíduos biológicos, quando o estabelecimento optar por internação ou atendimento 24 horas. O local será fiscalizado pelo Conselho para verificar se atende as exigências necessárias.

Por se tratar de um médico veterinário, o CRMV-RS assim que recebeu o relato encaminhou ofício à Delegacia de Polícia de Caxias do Sul solicitando informações sobre o inquérito. Conforme a Lei 9.605 de 1998, o descarte irregular pode ser caracterizado como crime ambiental e o profissional também poderá responder à Processo Ético Profissional (PEP) diante da comprovação dos fatos. Através de acordo de cooperação do CRMV-RS com o Ministério Público (MP), este também será acionado para que tome as providências cabíveis.

O CRMV-RS reforça seu compromisso com os assuntos relacionados à Medicina Veterinária e a Zootecnia e segue atento quanto às condutas dos profissionais. Além disso, o médico veterinário é um profissional da saúde única, pois atua nas três esferas: animal, humana e ambiental. Por isso, deve zelar fortemente pela preservação do meio ambiente.