Comissão de Pecuária Orgânica do CRMV-RS é destaque na edição 84 da Revista CFMV
10/08/2020

PECUÁRIA ORGÂNICA É A NOVA COMISSÃO DO CRMV-RS

A forma de produção, os cuidados com o ambiente e o bem-estar animal têm sido cada vez mais levados em conta na hora de o consumidor adquirir produtos de origem animal. Atento a esse movimento e às vantagens do sistema de manejo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) criou uma comissão dedicada ao tema, a primeira no Sistema CFMV/CRMVs.

A Comissão de Pecuária Orgânica, criada pela Portaria nº 33/2020, é composta pelos médicos-veterinários Angela Pernas Escosteguy (coordenadora), Márcia Monks Jantzen, Michele de Castro Iza, Carlos Roberto Vieira da Cunha, André Macke Franck, Eduardo Antunes Dias, Ricardo Lopes Machado, Flávio Zilken Meirelles Figueiredo, Alexandre Mendonça e Lisiane Feck Ávila.

As prioridades são divulgar e debater cientificamente o tema, propondo ações para difundir e expandir a pecuária orgânica e preparar os profissionais para atuar na área. Para manter a saúde dos animais, o modelo adota medidas preventivas que abrangem seleção e uso de raças resistentes, técnicas sanitárias, práticas de manejo preventivo e cuidados ambientais com resíduos da produção. Criações orgânicas priorizam o bem-estar animal, fornecendo alimentação orgânica e terapêuticas brandas, como homeopatia.

“É fundamental desmistificar ataques que atribuem à pecuária problemas ambientais. O problema não são os animais, mas a maneira como são criados”, aponta Angela, que esclarece que o sistema orgânico viabiliza a coexistência com espécies nativas: “Isso permite manter os serviços ecossistêmicos das pastagens e proporcionar qualidade de vida justa às pessoas que ali trabalham”.

Outro ponto crucial é mostrar à sociedade a importância de contar com a Medicina Veterinária e a Zootecnia nas ações de orientação e certificação desse sistema de criação animal. Para isso, planeja editar instruções e manuais voltados aos profissionais. Também haverá cursos, seminários, conferências e estudos em geral aos interessados em atuar na área. A ideia é estimular a publicação de trabalhos científicos, revistas e livros, de forma a contribuir para capacitar a cadeia da pecuária orgânica.

A comissão trabalhará, ainda, para incluir a disciplina Pecuária Orgânica no currículo dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. “O esforço para estimular ainda mais a adoção desse sistema tem reflexo direto no desenvolvimento ambiental, social e econômico, que é o conceito da produção orgânica: dar a mesma importância às três áreas, para que a atividade seja financeiramente viável, reduza impactos ambientais e estimule a participação da população local”, conclui Angela.

Para acessar a revista, basta acessar o link certidao.cfmv.gov.br/revistas/edicao84.pdf.