CRMV-RS CRMV-RS

Presidente do CRMV-DF é nomeado para dirigir o Departamento de Imunização de Doenças Transmissíveis no Ministério da Saúde
31/08/2020

O Ministério da Saúde nomeou o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal, o Médico-Veterinário Lauricio Monteiro Cruz para dirigir o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. A publicação se deu pela Portaria nº 2.042 de 28 de agosto de 2020.

Lauricio é médico-veterinário formado, pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC), em 2002, e mestrado pela Universidade de Brasília, em 2016. Sempre trabalhou pela Saúde Pública e tem experiência na área de Saúde Coletiva e Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância do Trabalhador com ênfase em Zoonoses e Doenças transmissíveis.

Sobre o novo desafio que irá enfrentar, ele afirma que vai se dedicar para desempenhar o seu trabalho da melhor forma. “A sociedade poderá ter certeza que irei me empenhar para oferecer a população tudo que aprendi ao longo de 31 anos dedicados a Secretaria de Saúde do Distrito Federal”. Ele relata que substitui o também médico-veterinário Marcelo Wada, que ocupava o cargo interinamente.

A medicina veterinária desempenha um papel de fundamental na Saúde Pública, com profissionais diretamente ligados a epidemiologia e as pesquisas de doenças como a Covid-19, entre outras como Raiva, Leishmaniose, Dengue, Febre-Amarela. O médico veterinário traz na base da sua formação o entendimento de ecossistema, do coletivo, da espécie humana e das outras espécies animais. Então isso coloca o médico- eterinário numa posição chave para poder ajudar desenhar uma sociedade, um ecossistema em que se possa conviver com animais e o meio ambiente.

*Assessoria de Imprensa do CRMV-DF

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul