‘Animal sinantrópico, que bicho é esse?’, campanha do CRMV-RS destaca importância da fauna urbana
17/09/2020

A presença de animais em centros urbanos nem sempre é bem percebida pelas pessoas. Os animais que se adaptaram a viver junto ao ser humano, quer ele queira ou não – os chamados animais sinantrópicos - têm papel fundamental para manter o equilíbrio do meio ambiente. “Mas, por exemplo, qual a função tem um morcego?”, muitos se perguntam. Eles são fundamentais, pois alguns se alimentam de mosquitos, outros de pólen, outros de frutas. Se os morcegos desaparecessem, as cidades ficaram repletas de insetos e perderíamos eficientes polinizadores. Muitos morcegos fazem à noite o que as aves fazem durante o dia semeando florestas.

Para mostrar o quanto é essencial a coexistência pacífica, a importância de saber lidar com essas espécies e quais são os papéis ecológicos que muitas delas prestam na cidade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lança a campanha “Animal Sinantrópico, que bicho é esse?”.

A iniciativa da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-RS tem como objetivo destacar o quanto é importante proteger a fauna presente nas cidades e manter o controle sustentável das espécies potencialmente nocivas. "É fundamental que tenhamos em mente que compartilhamos o ambiente com milhares de outras espécies de animais e que nós humanos é que somos invasores na maior parte dos casos" destaca a coordenadora da Comissão de Animais Silvestres, a médica veterinária Moira Ansolch.

As campanhas institucionais do CRMV-RS buscam informar e conscientizar a sociedade a respeito da importância das relações humano-animal-ambiente. “A sanidade e o bem-estar animal - sejam eles de estimação, de produção, nativos ou exóticos – estão diretamente relacionados à saúde da população, pois essa coexistência afeta a ambos e também o ambiente que compartilham”, destaca a presidente do CRMV-RS, Lisandra Dornelles.

As peças gráficas da campanha estão disponíveis nas redes sociais do CRMV-RS para compartilhamento e também no site do Conselho para download gratuito. Basta clicar no link https://www.crmvrs.gov.br/campanha.php?id_campanha=22.

O portal também disponibiliza acesso às campanhas sobre outros temas. Confira no link https://www.crmvrs.gov.br/campanhas.php.