CRMV-RS CRMV-RS


"Quiropraxia veterinária", por Viviane Pinto
18/09/2020

A manipulação da coluna vertebral é conhecida desde os tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, mas foi Daniel David Palmer, que em 1895, deu o nome de quiropraxia. A palavra quiropraxia se origina do Grego: cheir (mão) e praktike (prática), e se baseia na relação entre as estruturas e suas funções, e como esta relação afeta a saúde do paciente. A disfunção articular vertebral afeta diretamente o equilíbrio neurológico normal levando ao desenvolvimento de doenças.  

 

A quiropraxia veterinária é uma terapia integrada que cuida da saúde. Através da palpação manual é realizado o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. É realizada através da manipulação e ajuste da coluna vertebral e articulações, visando otimização do sistema nervoso central. Tem como propósito otimizar a saúde e como princípio estimular a força inata recuperativa do corpo. 

 

O objetivo do tratamento quiroprático é localizar e tratar principalmente as disfunções vertebrais, que são caracterizadas por dores musculares localizadas, hipertonicidade muscular e mobilidade articular restrita. Também atua nas demais articulações do corpo, auxilia nos distúrbios viscerais, além de estimular a integridade neurológica e a biomecânica.


*Viviane Pinto é Médica veterinária, professora e integrante da Comissão de Medicina Veterinária Integrativa do CRMV-RS.





Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 1793/201 - Bom Fim - Porto Alegre/RS - CEP: 90035-006
Fone:(51) 21040566 - crmvrs@crmvrs.gov.br