Aguarde...
Comissão de Medicina Veterinária Legal - Gestão: 2018-2021


A Comissão de Medicina Veterinária Legal foi instituída em função das seguintes justificativas:

- a necessidade de atuação do CRMV/RS junto a universidades, órgãos ambientais e de criminalística em matérias relacionadas à Medicina Veterinária Legal; e

-  a crescente demanda dos Conselhos Regionais quanto à indicação de profissionais para atuarem como Peritos Judiciais, bem como para se manifestarem sobre diversos aspectos legais em relação aos animais.

 

Objetivos

- promover o debate científico sobre a MVL, estudar a atual definição, abrangência, estruturação e disciplina, propondo alternativas para o seu aperfeiçoamento e para sua inclusão em currículos acadêmicos de cursos de graduação;

- atender às demandas judiciais e extrajudiciais quanto à indicação de profissionais para atuarem como peritos, assistentes técnicos, consultores ou auditores;

- difundir perante a sociedade a atuação e a importância do Perito Médico Veterinário, valendo-se, para tanto, dos meios disponíveis na imprensa e mídia eletrônica para divulgação;

- colaborar com a Justiça e seus auxiliares nos assuntos referentes à MVL e assessorar os legisladores na redação das leis que se relacionem com seu campo de atuação;

- colaborar com as atividades de fiscalização do Conselho, orientando os fiscais quanto a possíveis repercussões forenses da atividade profissional, bem como quanto à observância da competência privativa do médico veterinária em relação a perícias específicas;

- apoiar a realização de cursos, seminários, conferências, estudos em geral e a publicação de trabalhos científicos, revistas e livros, objetivando a capacitação dos profissionais que queiram atuar como Peritos ou Assistentes Técnicos;

- editar instruções e manuais visando o aperfeiçoamento da atuação profissional em MVL dentro de sua área de abrangência;

- auxiliar as demais comissões temáticas e outros órgãos colegiados e fóruns com participação do CRMV-RS, sempre que a sua área de conhecimento for requerida.

 

Integrantes

- Méd. Vet. Tamarini Rodrigues Arlas CRMV/RS 08806 - Coordenador

- Méd. Vet. Norma Centeno Rodrigues CRMV/RS 02221 – Secretária

- Méd. Vet. Ana Paula Neuschrank Albano CRMV/RS 09661

- Méd. Vet. Alice Teixeira Meirelles Leite CRMV/RS 08104

- Méd. Vet. Emerson Bolson Rauber CRMV/RS 10629

- Méd. Vet. Heloísa Azevedo Scherer CRMV/RS 02153

 

 



CONTRIBUIÇÕES

06/10/2020
Comissão de Medicina Veterinária Legal promove palestra na Expointer Digital

No dia 27 de setembro de 2020, a Comissão de Medicina Veterinária Legal promoveu a palestra Importância da Perícia Veterinária na Expointer Digital, ministrada pelo médico veterinário Adriano Echevarne. Confira abaixo o vídeo completo.

 



28/09/2020
CRMV-RS encerra nesta segunda-feira programação na Expointer Digital

Com duas convidadas para falar sobre pecuária orgânica, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) encerrará sua participação na Expointer Digital 2020 nesta segunda-feira. A partir das 17h30, o evento "Sustentabilidade na Pecuária Orgânica: Desafios e Oportunidades da Produção Orgânica" poderá ser conferido no CANAL 2, em https://www.expointer.rs.gov.br.

 

A discussão será apresentada pelas médicas veterinárias Ângela Escosteguy e Michele Iza, com vasta experiência no assunto. Os interessados podem participar enviando perguntas para o whatsapp (51) 99188-5865.

 

Neste domingo, o dia foi marcado pela apresentação de dois temas importantes: o uso da homeopatia em animais de produção e a importância da perícia veterinária em animais de interesse econômico e no agronegócio. O médico veterinário Adriano Echervane, que trabalha há anos com homeopatia, destacou através da apresentação de casos clínicos as vantagens econômicas deste tratamento, que, segundo ele, é uma alternativa eficaz e econômica para doenças como a mastite, por exemplo.

 

Já o médico veterinário Valdecir Castilhos, convidado pela Comissão de Medicina Veterinária Legal e consultor na área de perícias civis em Meidicina Veterinária, explicou aos participantes sobre a importância deste trabalho e ressaltou que a atividade é privativa de médico veterinário.

 

As palestras ficarão gravadas e após a 83 Expointer serão disponibilizadas no site do CRMV-RS, em www.crmvrs.gov.br. Participe e acompanhe a programação de hoje!



22/09/2020
CRMV-RS terá palestras online na Expointer 2020

Adequando-se às novas necessidades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o CRMV-RS contará com uma programação totalmente online na 83ª Expointer desenvolvida por algumas das nossas Comissões Assessoras. Conforme já anunciado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (SEAPDR) a tradicional feira agropecuária, que este ano acontecerá dos dias 26 de setembro a 4 de outubro, terá quase todos os seus eventos no formato digital.

 

Serão 4 canais web com notícias, debates, entrevistas, provas técnicas, leilões de animais, lançamentos de produtos e etc. Este ano, excepcionalmente, por medidas de segurança, a Casa do Médico Veterinário situada no Parque de Exposições Assis Brasil não terá atendimento ao público.

 

Confira a programação do Conselho na 83ª Expointer:

 

27 DE SETEMBRO - 10h às 11h

 

Homeopatia em Animais de Produção - Casos Clínicos Comentados

 

Médico Veterinário Adriano Ribeiro Echervane de Souza - Diretor da Curantur Medicamentos Veterinários e Consultor em Administração Rural, Bovinos de Corte e Leite e Agroecologia.

 

Transmissão pelo CANAL 3 da Expointer Digital.

 

27 DE SETEMBRO - 13h30 às 14h30

 

Importância da Perícia Veterinária nos Animais de Interesse Econômico e no Agronegócio

 

Médico Veterinário Valdecir de Vargas Castilho - Especializado em Perícia Forense na Área Civil e Assistente Agropecuário aposentado da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

 

Transmissão pelo CANAL 3 da Expointer Digital.

 

Promoção: Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS

 

28 de SETEMBRO - 17h30 às 18h30

 

Sustentabilidade na Pecuária Orgânica: Desafios e Oportunidades da Produção Orgânica

 

Médica Veterinária Angela Escosteguy - Presidente do IBEM e Coordenadora da Comissão Pecuária Orgânica do CRMV-RS

 

Médica Veterinária Michele de Castro Iza - Auditora Fiscal Federal Agropecuária e Integrante da Comissão Pecuária Orgânica do CRMV-RS.

 

Transmissão pelo CANAL 2 da Expointer Digital.

 

Promoção: Comissão Pecuária Orgânica do CRMV-RS

 

ATENÇÃO: Os eventos são gratuitos e não é necessário inscrição prévia. O acesso aos canais será pelo site da Expointer Digital, em https://www.expointer.rs.gov.br/. Você deve preencher o cadastro simples e então selecionar o canal desejado conforme informado na programação (só estarão disponíveis a partir do dia 26 dado o início da feira).

 

Participe também enviando perguntas para o whatsapp 📱 (51) 99188-5865 (com Nathália) antes e durante o evento. As dúvidas serão respondidas pelos palestrantes.



05/11/2019
CRMV-RS participa de evento internacional de Medicina Veterinária Forense

 

A Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) marcou presença no evento internacional Forensic Med Vet Conference, realizado em São Paulo nos dias 2 e 3 de novembro. “Judicialização na Medicina Veterinária: Como atuar neste novo contexto?” foi o tema da palestra da Prof. Dra. Norma Centeno Rodrigues, secretária da comissão do conselho gaúcho e presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. A médica veterinária Alice Meirelles Leite, também integrante da comissão, acompanhou como participante os dois dias de apresentação de trabalhos científicos e palestras.

 

Norma integrou a programação junto com palestrantes de diversos estados brasileiros, da Colômbia, da Costa Rica e do Chile. O evento foi organizado pensando na necessidade de trazer profissionais que atuam nas diversas áreas que abrangem a Medicina Veterinária no âmbito forense. Estiveram em pauta temas como perícia de fauna em desastres ambientais, perícia forense veterinária em crimes internacionais e situação do tráfico animal.



22/10/2019
Comissão de Medicina Veterinária Legal palestra na UFRGS

 

A XX Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dedicou dois dias à Medicina Veterinária Legal. No dia 17 de outubro, a médica veterinária Elan Cardozo, coordenadora da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), realizou um mini curso sobre corpo de delito. A médica veterinária Norma Centeno Rodrigues, integrante da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), prosseguiu as atividades referentes ao tema com uma palestra sobre a confecção de laudos periciais.

 

No segundo dia, o manejo e bem-estar de equinos para diagnóstico de maus tratos foi tema abordado pela veterinária Tamarini Arlas, coordenadora da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS. Já as médicas veterinárias Alice Meirelles Leite e Ana Paula Albano abordaram a perícia em biotério de roedores, peixes e aves apreendidas.

 

Após, foi a vez de Norma levar os participantes do evento a entenderem mais sobre a medicina veterinária legal e suas implicações. Para finalizar, a médica veterinária Daniela Friedrich falou sobre a rotina de maus tratos na Polícia Civil e Elan Cardozo apresentou casos forenses em medicina veterinária de pequenos animais.



05/06/2019
Fórum destaca importância das Comissões de Medicina Veterinária Legal

 

I Fórum de Medicina Veterinária Legal do Sistema CFMV/CRMVs, realizado nos dias 3 e 4 de junho pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, destacou a importância das Comissões de Medicina Veterinária Legal dentro da profissão e sua inter-relação com as demais áreas da Medicina Veterinária. Servio Reis, perito da Polícia Federal e presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CFMV, agradeceu aos participantes do Fórum que vieram de todas as partes do Brasil onde o sistema CFMV - CRMV possui Comissões.

 

Na foto, da esquerda para a direita:

 

Servio Reis, perito da Polícia Federal e presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CFMV, as representantes do conselho gaúcho, Norma Centeno Rodrigues, secretária, e Alice Meirelles Leite, integrante da comissão, e o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS
Cristine Pires (jornalista MTB-RS 7847)
Nathália Bastos (assessora das comissões)
Amanda Porterolla (designer gráfico)
Rafaela Santos (estagiária de Jornalismo)
Rosane Valenti (eventos)

 

Contatos:
(51) 2104-0577
assimprensa@crmvrs.gov.br
www.crmvrs.gov.br
www.facebook.com/crmvrs
https://twitter.com/crmvrs
https://www.instagram.com/crmvrs



04/06/2019
Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS é apresentada em Brasília

 

A  necessidade de atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) junto a universidades, órgãos ambientais e de criminalística em matérias relacionadas à Medicina Veterinária Legal e a crescente demanda dos conselhos regionais quanto à indicação de profissionais para atuarem como peritos judiciais e para se manifestarem sobre diversos aspectos legais em relação aos animais, levaram à criação da Comissão de Medicina Veterinária Legal. Esses e outros objetivos foram apresentados pela médica veterinária Norma Centeno Rodrigues, secretária da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS, durante o Fórum de Medicina Veterinária Legal, em Brasília.

 

Recentemente, a comissão realizou palestras em Caxias do Sul para debater assuntos pertinentes à área. Norma também destacou a organização do I Encontro das Comissões de Medicina Veterinária Legal da Região Sul, que acontecerá em setembro deste ano durante o 19º Congresso Estadual de Medicina Veterinária. O Fórum de Medicina Veterinária Legal reuniu, nos dias 3 e 4, no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representantes de Comissões Regionais de 10 estados, com o intuito de debater ações e desafios sobre esta área de atuação. 

 

Segundo Norma, a partir deste encontro, a intenção é realizar ações e atividades integradas com os demais regionais e também com a Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal (CONMVL/CFMV). Atualmente, o Sistema CFMV/CRMVs conta com 15 Comissões de Medicina Veterinária Legal. A Comissão de Medicina Veterinária Legal foi instituída em função das seguintes justificativas:


- promover o debate científico sobre a MVL, estudar a atual definição, abrangência, estruturação e disciplina, propondo alternativas para o seu aperfeiçoamento e para sua inclusão em currículos acadêmicos de cursos de graduação;

- atender às demandas judiciais e extrajudiciais quanto à indicação de profissionais para atuarem como peritos, assistentes técnicos, consultores ou auditores;

- difundir perante a sociedade a atuação e a importância do Perito Médico Veterinário, valendo-se, para tanto, dos meios disponíveis na imprensa e mídia eletrônica para divulgação;

- colaborar com a Justiça e seus auxiliares nos assuntos referentes à MVL e assessorar os legisladores na redação das leis que se relacionem com seu campo de atuação;

- colaborar com as atividades de fiscalização do Conselho, orientando os fiscais quanto a possíveis repercussões forenses da atividade profissional, bem como quanto à observância da competência privativa do médico veterinária em relação a perícias específicas;

- apoiar a realização de cursos, seminários, conferências, estudos em geral e a publicação de trabalhos científicos, revistas e livros, objetivando a capacitação dos profissionais que queiram atuar como Peritos ou Assistentes Técnicos;

- editar instruções e manuais visando o aperfeiçoamento da atuação profissional em MVL dentro de sua área de abrangência;

- auxiliar as demais comissões temáticas e outros órgãos colegiados e fóruns com participação do CRMV-RS, sempre que a sua área de conhecimento for requerida.

Integrantes:
Méd. Vet. Tamarini Rodrigues Arlas CRMV/RS 08806 - Coordenador

Méd. Vet. Norma Centeno Rodrigues CRMV/RS 02221 – Secretária

Méd. Vet. Beatriz Guilhembernard Kosachenco CRMV/RS 04261

Méd. Vet. Ana Paula Neuschrank Albano CRMV/RS 09661

Méd. Vet. Alice Teixeira Meirelles Leite CRMV/RS 08104

Méd. Vet. Letícia Bazzanella Urnau Viegas CRMV/RS 10699

Méd. Vet. Emerson Bolson Rauber CRMV/RS 10629

Méd. Vet. Heloísa Azevedo Scherer CRMV/RS 02153

Méd. Vet. Rosemari Teresinha do Oliveira CRMV/RS 01508

Méd. Vet. Michelle Elias Peres CRMV/RS 12540

 

Assessoria de Comunicação do CRMV-RS
Texto: Nathália Bastos (assessora das comissões)
Edição: Cristine Pires (jornalista MTB-RS 7847)
Amanda Porterolla (designer gráfico)
Rafaela Santos (estagiária de Jornalismo)
Rosane Valenti (eventos)

 

Contatos:
(51) 2104-0577
assimprensa@crmvrs.gov.br
www.crmvrs.gov.br
www.facebook.com/crmvrs
https://twitter.com/crmvrs
https://www.instagram.com/crmvrs



26/04/2019
Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS desenvolve primeira atividade

Tão logo realizou a primeira reunião, em 8 de abril, a Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) já partiu para a prática. A primeira atividade do grupo será uma palestra, proferida pela médica veterinária Norma Centeno Rodrigues, a convite da Associação dos Médicos Veterinários de Pequenos Animais da Serra Gaúcha (Amvep), no dia 30 de maio, em Caxias do Sul. O tema é “A judicialização da Medicina Veterinária: como atuar dentro desse novo contexto”. O evento é aberto a associados, estudantes, profissionais e interessados na área e a entrada é gratuita. A iniciativa faz parte do objetivo da Comissão de Medicina Veterinária Legal de interiorizar as atividades e estimular a troca de conhecimento em todas as cidades do Estado.

 

Data: 30 de maio de 2019.

Local: Sede do CRMV/RS em Caxias do Sul.

Horário: 19:30hs

Palestrante: Norma Centeno Rodrigues


Para maiores informações e inscrições:

(54) 99611-9403 - amveprs@gmail.com


Não deixe de participar!



08/04/2019
Comissão de Medicina Veterinária legal realiza a primeira reunião

 

 

A primeira reunião da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-RS já rendeu frutos. Entre os assuntos discutidos estava a falta de conhecimento dos profissionais sobre a área. Pensando nisso surgiu a ideia de levar ao interior do Estado através da Comissão de MVL esse conhecimento. O primeiro evento será realizado em Caxias do Sul no Auditório do Crmvrs em parceria comuna Associação de Médicos Veterinários da região e será aberto aos profissionais e estudantes de Medicina Veterinária.







Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos da política de privacidade do site.