portugues espanhol ingles
Chocolate é prejudicial à saúde dos pets
14/04/2022

Eles podem fazer aquela carinha irresistível que só eles sabem fazer para pedir algo. Mas, se aquele olhar conquistador for para ganhar um pedaço de chocolate, é preciso resistir pelo bem do pet. Acontece que chocolate é um alimento proibido para cães e gatos, pois o doce causa intoxicação alimentar e pode causar danos sérios e até mesmo causar a morte dos animais.

 

“Na época da Páscoa, crescem as preocupações com os casos de intoxicação por chocolate em cães e gatos em razão do desconhecimento dos tutores”, explica a médica veterinária Mariana Teixeira, que é professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UniRitter.

 

Caso o pet coma a guloseima, os sinais clínicos começam a se manifestar de 6 a 12 horas após a ingestão, e pode prosseguir por até 6 dias. As reações mais comuns incluem hiperatividade, excitação, aumento da frequência respiratória, aumento da frequência cardíaca, tremores e até convulsões. “Sinais mais brandos incluem vômito e diarreia, mas não se deve descuidar pois alguns animais podem evoluir para morte”, alerta Mariana.

 

Em caso de ingestão acidental os tutores devem procurar atendimento veterinário imediatamente para evitar a progressão dos efeitos.