portugues espanhol ingles
CRMV-RS parabeniza profissionais no Dia Mundial da Medicina Veterinária
30/04/2022

O último sábado do mês de abril foi o escolhido pela Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association - WVA) para celebrar o Dia Mundial da Medicina Veterinária (World Veterinary Day). Neste ano, as comemorações da data itinerante ocorrem no dia 30/04, e o tema escolhido para 2022 foi a resiliência dos profissionais, que precisam ter a capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, lidar com pressão em situações adversas que provocam estresse e até mesmo eventos traumáticos – e que também necessitam se adaptar constantemente às mudanças.

“Nosso reconhecimento a todos os médicos veterinários que enfrentam desafios diários em suas atividades para poder prestar serviços de excelência nas mais diversas áreas de atuação”, destaca o médico veterinário Mauro Moreira, presidente do CRVM-RS.

▪️ O que diz a Associação Mundial de Veterinária sobre o tema deste ano

A profissão de médico veterinário é uma busca profundamente gratificante. Proteger os animais contra doenças significa proteger aqueles que podem sofrer, mas não podem falar. Os veterinários são chamados a garantir que esses animais tenham voz e um defensor que garanta que seu bem-estar seja uma prioridade.

Os médicos veterinários estão cientes, porém, de que essa carga pode ser física e mentalmente desgastante. Estresse, esgotamento e outros problemas de saúde aumentaram nos últimos anos, principalmente durante a pandemia.

Os médicos veterinários, assim como seus pacientes, precisam de ferramentas e suporte adequados para manter sua saúde e bem-estar pessoais. Animais saudáveis exigem defensores saudáveis. Veterinários resilientes estão mais bem equipados para lidar com os desafios diários e as crises que podem ocorrer em suas práticas.

A resiliência não pode ser facilitada apenas por veterinários individuais. Requer o apoio adequado de associações, instituições e governos para garantir educação, treinamento, orientação e colegialidade adequados. Também requer pesquisas contínuas para entender melhor os encargos mentais e físicos que os veterinários enfrentam e as oportunidades para fornecer maior apoio.