Grupo de trabalho de esportes equestres do CFMV visita ABCCC
06/05/2022

Representantes do Grupo de Trabalho de Esportes Equestres, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), visitaram na tarde de ontem (5) as instalações da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O objetivo da visita foi conhecer mais de perto as peculiaridades da associação, servindo de subsídio para a elaboração de uma cartilha exclusiva para os responsáveis técnicos que trabalham com equinos esportistas.

O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), membro do grupo de trabalho, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, disse que o documento é importante, pois vai unificar uma série de orientações para os médicos veterinários e responsáveis técnicos (RT’s) em eventos esportivos que envolvam equinos. “Essa cartilha trará aspectos de bem-estar animal, aspectos legais, sanitários, de recebimento dos animais e para a equipe envolvida no trabalho com os animais esportistas”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Mauro Moreira, destaca a importância deste trabalho, especialmente no Rio Grande do Sul, Estado que promove inúmeros eventos que reúnem equinos. “Os profissionais são orientados sobre a importância de trabalhar dentro da legislação e, em todos os eventos, deve haver anotação de responsabilidade técnica feita via site do CRMV-RS”. Segundo Paulo, a ideia de criar a cartilha surgiu a partir do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto para as vaquejadas, com foco em bem-estar animal.

O conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), Gilson Santos Buonora, cuja tese de doutorado versa sobre as vaquejadas, disse que o CFMV percebeu que era necessário um documento que unificasse as orientações para a conduta de RT’s para padronizar esses procedimentos em todo o país, além de facilitar o trabalho deles, assim como para resguardá-los.

O conselheiro do CRMV-RS, Flavio Gomes de Oliveira, disse que é cada vez mais importante falar em bem-estar animal. “Para que as pessoas saibam o que realmente é bem-estar, de acordo com a espécie animal em questão”. Durante a visita, eles conheceram a pista de provas do Freio de Ouro, as baias onde são realizados os atendimentos veterinários dos animais e as baias de descanso.

A responsável técnica de eventos e bem-estar animal da ABCCC, Adriana de Abreu Goulart Barcellos, afirmou que a visita foi necessária para que os conselheiros conhecessem a estrutura da associação e as medidas que estão sendo tomadas em prol do bem-estar animal. “Além disso, foi importante para que pudéssemos discutir as questões do RT’s que auxiliarão na elaboração da cartilha”.

Também participaram da visita o analista médico veterinário do CRMV-RS, Mateus Lange, o assessor da presidência do CRMV-RS, Elias Ferreira e o médico veterinário e responsável pela área veterinária da ABCCC, Bruno Pereira Marques.