portugues espanhol ingles
CRMV-RS recebe estudantes de Zootecnia da UFRGS para palestra sobre a profissão
10/05/2022

A semana de comemorações preparada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) para o Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio, começou com uma recepção aos futuros profissionais da área. O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, conversou com os acadêmicos sobre desafios e oportunidades da Zootecnia e sobre o papel do Conselho quando forem exercer a atividade. 

 

“É fundamental essa aproximação do Conselho com os estudantes para que eles já conheçam a importância que a autarquia terá nas suas futuras vidas profissionais”, destacou o dirigente. Mauro enfatizou à plateia que, mais do que uma obrigação legal – só podem exercer a profissão zootecnistas e médicos veterinários que estiverem regularmente inscritos no Sistema CFMV/CRMVs –, o Conselho desempenha um papel fundamental ao praticar o rigoroso controle das atividades profissionais. A autarquia é responsável por orientar, fiscalizar, disciplinar e supervisionar o exercício da Zootecnia e da Medicina Veterinária em defesa dos interesses da sociedade. 

 

A zootecnista Angélica Pinho, que é professora da Unipampa (Campus Dom Pedrito), também palestrou aos alunos. Angélica abordou as diversas áreas de atuação dos profissionais, a importância das instituições no desempenho da profissão – como os conselhos, sindicatos e associações – e sobre a responsabilidade dos zootecnistas na prestação de serviços essenciais à sociedade. O evento contou ainda com a presença do secretário-geral do CRMV-RS, Diego Souto, e do professor do curso de Zootecnia da UFRGS, Diogo Magnabosco.