Presidente do CRMV-RS se reúne com Secretário do Meio Ambiente de Passo Fundo
17/05/2022

As iniciativas adotadas pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, têm servido de referência para outras cidades. “Conhecer iniciativas locais nos permite ter mais subsídios para auxiliar na formulação de políticas públicas”, destaca o médico veterinário Mauro Moreira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Mauro cumpriu agenda no Interior do Estado nesta sexta-feira (13), e esteve reunido com o secretário do Meio Ambiente de Passo Fundo, Rafael Colussi.

Militante de longa data da causa animal, Colussi, que se licenciou do cargo de vereador para poder assumir a secretaria do Meio Ambiente, enfatizou a relevância do encontro. “É muito importante, para a nossa cidade, receber o presidente do CRMV-RS que, por ser de Passo Fundo, tem a referência sobre os serviços e programas desempenhados na cidade em relação ao bem-estar animal”, afirma.

Segundo Colussi, é muito importante para o Município contar com a parceria do Conselho. “Pela primeira vez, o CRMV-RS está mais próximo da nossa cidade, tanto pelo presidente ser daqui, quanto por estar atento às demandas relacionadas às políticas públicas para o bem-estar animal”, diz o secretário. “A troca de informações sobre ações eficazes é fundamental e pode ajudar outras cidades a implementar seus projetos”, reforça o presidente do CRMV-RS.

Por ser uma entidade pública federal, Mauro destaca que o Conselho pode contribuir com municípios e com o Estado para contribuir quanto às áreas de bem-estar animal, vigilância sanitária e serviços de inspeção, por exemplo. “O CRMV-RS é um facilitador dos entes públicos uma vez que os auxilia para que possam trabalhar dentro das normas técnicas”, afirma o dirigente, ao destacar que sua gestão está cada vez mais focada na proximidade e parceria com os municípios gaúchos.