Médicos-veterinários e zootecnistas têm papel importante na segurança alimentar, aponta seminário do CRMV-RS
22/03/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promoveu, nesta terça-feira (21), o seminário “Responsabilidade técnica em estabelecimentos de produtos de origem animal”, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. O evento, organizado pela Comissão de Tecnologia, Inspeção e Higiene Alimentar do CRMV-RS, recebeu médicos-veterinários de diversas cidades do Estado, de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Ceará e Paraíba.

Com o intuito de discutir a segurança alimentar e atuação do profissional frente à responsabilidade técnica, três médicos-veterinários palestraram ao longo do dia para cerca de 200 pessoas, na Fundação Casa das Artes. Cláudia Magalhães, do Rio de Janeiro, abordou a rotulagem de produtos de origem animal, explicando as legislações e como devem estar impressas as informações e os rótulos nas embalagens dos produtos.

Já Valéria Rocha, médica-veterinária da Paraíba, falou sobre o contexto de autocontrole no varejo e atacado. Ela ressaltou importância de reunir tantos colegas no seminário: “É uma área até pouco conhecida pelos médicos-veterinários. A gente fala muito sobre produtos de origem animal dentro de indústrias e agroindústrias e esquece um pouquinho do varejo e do atacado, que também trabalham produtos inspecionados”.

A última palestra denominada informalidade na obtenção e comercialização de produtos de origem animal, foi comandada pelo médico-veterinário carioca, Ronaldo Gil, que falou sobre o desafio dos comércios e matadouros em atender o conjunto de normas sanitárias: “Esse evento traz uma preparação mais adequada ao médico-veterinário. Com um entendimento e conhecimento mais amplo ele vai poder oferecer a sociedade produtos de melhor qualidade”.

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, agradeceu a presença de todos e disse que o assunto será uma pauta discutida anualmente no conselho: “É extremamente importante discutir a segurança alimentar. O Rio Grande do Sul é modelo em inspeção e precisamos cada vez mais qualificar os nossos médicos-veterinários e zootecnistas, para que as pessoas recebam produtos que não afetem a saúde”.

Estiveram presentes no seminário as seguintes autoridades: Méd.Vet. José Maria Filho - representando o presidente do CFMV, Márcio Madalena – secretário adjunto de agricultura e representante do governo do RS, Vereadora Lourdes Sprenger – representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Méd.Vet. Márcia Helena da Fonseca - presidente do CRMV-TO, Méd.Vet. Rômulo Cezar Spinelli - presidente do CRMV-RJ, Méd.Vet. Paulo Roberto Viana - conselheiro do CRMV-GO, Méd.Vet. Kharine Rodrigues e Méd.Vet. Milene Vidotti – Comissão de Produtos de Origem Animal CRMV-MT, Méd.Vet. Carine Baggio e Méd.Vet. Jociane Quixabeira – representando a Coordenadoria de inspeção de POA do INDEA/MT, Méd.Vet. Paulo Augusto Aragão – Assessor técnico CRMV-SC, Méd.Vet. Ricardo Capelli – reprensentando o SimVet, Cristiano Selbach – representando o Cisga e Méd.Vet. Paulo Casanova que representa o CRMV-RS no Conselho Estadual de Saúde.