CRMV-RS participa de Fórum Internacional de Educação Veterinária no Uruguai
06/12/2023

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) esteve presente no VII Fórum Internacional de Educação Veterinária, sendo representado pelo Médico-Veterinário Vladimir Pinheiro do Nascimento, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS (FAVET). O evento foi realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 20 a 22 de novembro pela Federação Panamericana de Escolas e Faculdades de Medicina Veterinária (FPEFMV).

O encontro abordou temas de importância para escolas e faculdades de Medicina Veterinária, como as Ferramentas de asseguramento da qualidade nas Faculdades de Medicina Veterinária, Riscos Laborais na Profissão Veterinária, Formação permanente na profissão veterinária, Introdução, análise e proposta de inclusão do Tema de Saúde Única em Planos de estudo de Medicina Veterinária na América Latina, entre outros.

“O Fórum foi extremamente proveitoso, tendo sido realizadas diversas discussões sobre temáticas de enorme importância para a Medicina Veterinária. Como representante do CRMV-RS, o único CRMV lá representado, participei de todas as reuniões paralelas. Além disso, realizamos contato com todos os demais participantes lá presentes, o que foi igualmente de grande importância”, comentou o Dr. Pinheiro do Nascimento. Durante o evento, o Médico-Veterinário ainda foi eleito Membro Vogal do Conselho da FPEFMV, além de ser escolhido como um dos seis membros representantes da FPEFMV no Conselho Panamericano de Educação em Ciências Veterinárias (COPEVET).

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, comentou a importância da participação no evento. “É um evento extremamente importante para a profissão da Medicina Veterinária, pois lá são discutidas temáticas de grande relevância, que em breve estarão presentes nas instituições de ensino e implementadas para aperfeiçoar a atuação de médicos-veterinários já em sua formação. Devido a isso, estar presente lá é essencial para manter o Conselho atualizado nas tendências da formação veterinária”, disse.