Homenagem póstuma a Péricles de Freitas Druck
28/06/2024

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) se despede do empresário Péricles de Freitas Druck, que faleceu aos 83 anos neste domingo, 23 de junho, em Porto Alegre. Fundador do Grupo Habitasul e visionário idealizador do Hotel Laje de Pedra, em Canela, Péricles Druck foi um verdadeiro pioneiro no desenvolvimento turístico, deixando uma marca indelével no cenário de Jurerê Internacional, Santa Catarina. Sua visão empreendedora não se limitou ao mundo dos negócios; ele também desempenhou um papel significativo para a Medicina Veterinária e para a comunidade acadêmica.

A ligação especial de Péricles Druck com o CRMV-RS foi marcada por um gesto de generosidade incomparável. Por intermédio do então conselheiro Alcy Cheuiche, Druck ofereceu o antigo prédio da Habitasul, no centro de Porto Alegre, para ser utilizado gratuitamente como sede provisória do conselho, enquanto se construía o edifício que hoje abriga a sede atual da autarquia. Esse gesto altruísta demonstra não apenas sua grandeza como empreendedor, mas também sua profunda consideração pela causa veterinária e pelo ensino da Medicina Veterinária na UFRGS, onde sua filha Adriana Pereira Druck, que estudava MV, deixou uma marcante lembrança.

Em reconhecimento a esse gesto inestimável, por ocasião da inauguração da nova sede, foi decidido, com justiça e gratidão, nomear o auditório com o nome de Adriana Pereira Druck, como uma forma perene de honrar a memória de ambos.

Neste momento de despedida, o CRMV-RS expressa as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Péricles de Freitas Druck. Que sua vida seja celebrada não apenas pelas suas conquistas empresariais, mas também pelo legado de generosidade e comprometimento com causas nobres que ele deixou entre nós.