CRMV-RS participa da primeira reunião da Câmara Temática da Agricultura do Conselho do Plano Rio Grande
01/07/2024

A primeira reunião da Câmara Temática da Agricultura do Conselho do Plano Rio Grande foi realizada com o intuito de ouvir e organizar as demandas dos setores produtivos, bem como promover a discussão do tema e o encaminhamento para os órgãos competentes. Um canal de comunicação será estabelecido para troca de informações de forma permanente entre representantes do setor e o Executivo.

O encontro contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza e dos líderes do eixo da Agricultura, que são os titulares da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, além de representantes de entidades e organizações ligadas ao setor. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) teve uma participação ativa na reunião, representado por seu presidente, Mauro Moreira.

O presidente do CRMV-RS fez uma prestação de contas, mencionando as toneladas de rações e medicamentos que foram doadas para os abrigos, além da efetiva ação de médicas e médicos-veterinários no resgate de pequenos e grandes animais. Ele ressaltou a importância dos profissionais da Medicina Veterinária que estão trabalhando nas agroindústrias do Interior do Estado e a preocupação que eles têm em relação à retomada da economia, especialmente no setor das agroindústrias. Moreira também abordou a questão do recolhimento de carcaças, principalmente de animais de produção, e destacou que médicos-veterinários de todo Brasil têm atuado para auxiliar neste momento e nos próximos passos a serem dados. “Estamos disponíveis para colaborar no plano de ação que está feito para a retomada do agronegócio no Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Entre as principais demandas e desafios citados pelos porta-vozes das entidades, estão os impactos no solo, na cadeia leiteira e de grãos, na logística de produtos e insumos e no acesso a crédito rural. Também foi pontuada a necessidade de crédito e anistia de dívidas via governo federal. Um grupo de mensagens será criado para repasse de orientações, calendário das próximas reuniões e outras informações referentes ao tema.