
A Casa do Médico-Veterinário voltou a ter seu auditório lotado na manhã desta terça-feira. Profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre um dos temas de extrema importância: a saúde única, um conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental. A programação do Atualiza CRMV-RS na Expointer começou com a Méd. Vet. Denise Garcia, que abordou o tema "Armazenamento e descarte correto de produtos de uso veterinário: uma questão de saúde única", destacando práticas essenciais para evitar contaminações e promover um ambiente mais seguro. Na sequência, a Méd. Vet. Franciele Maboni Siqueira trouxe à discussão "Leptospirose após desastres: uma abordagem de saúde única", elucidando os riscos aumentados dessa zoonose em cenários pós-enchentes e as medidas preventivas necessárias.
A Méd. Vet. Roxana Nishimura apresentou "Ações da vigilância ambiental pós-enchente", detalhando as iniciativas de controle e monitoramento sanitário em áreas afetadas. Para encerrar a manhã, o Méd. Vet. Paulo Casa Nova discutiu "Aglomeração de animais em abrigos e propagação de doenças", chamando a atenção para os desafios enfrentados na gestão de saúde em abrigos superlotados durante crises. Na sequência,os palestrantes realizaram uma mesa redonda, da qual participou o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.
O Atualiza CRMV-RS continua durante a semana, com mais temas importantes para zootecnistas, médicas e médicos-veterinários, com o objetivo de promover os conhecimento e fortalecimento das práticas profissionais.