CRMV-RS premia profissionais nesta sexta-feira
29/08/2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) realiza, nesta sexta-feira (30) a partir das 19h, a cerimônia de entrega da terceira edição do "Prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes". A distinção, que homenageia a memória do médico-veterinário, é concedida a profissionais que se destacaram nas áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia no Estado e no País.

Nesta edição, o prêmio será entregue em três categorias. Na categoria Destaque Medicina Veterinária, serão dois vencedores. A premiação vai para a médica-veterinária Ana Lúcia Schild, responsável técnica do Laboratório Regional de Diagnóstico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com mais de 30 anos dedicados ao estudo de doenças de ruminantes e equinos no Rio Grande do Sul, especialmente na região Sul do Estado.
José Luiz Castilhos, médico-veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Auditor Fiscal Federal Agropecuário aposentado, também será homenageado nesta categoria. Castilhos tem uma carreira longa e distinta, iniciada em 1968, com passagens por diversos setores da agricultura e pecuária, onde deixou um legado significativo na fiscalização e garantia da qualidade agropecuária.

Na categoria Destaque Zootecnia, o prêmio será concedido a Pablo Santini Charão, mestre em Produção Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que se destacou na área de produção animal e na coordenação de eventos junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Já na categoria Destaque Empreendedor, o reconhecido será o médico-veterinário Léo Fraga Warszawsky, formado pela UFRGS em 1965. Warszawsky construiu uma sólida carreira no setor, sendo conhecido por sua atuação empreendedora e inovadora.

“O Prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes reconhece a importância de valorizar pessoas que, ao longo de suas carreiras, contribuíram  para o desenvolvimento e defesa de suas profissões”, destaca o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.