A sexta-feira foi marcada por mais um dia de aprendizado na Casa do Médico-Veterinário e do Zootecnista, durante a Expointer 2024. O Atualiza CRMV-RS iniciou as atividades com a palestra da médica-veterinária Caroline Nunes Ferreira, que abordou o tema "Mercado Equestre". Em seguida, a médica-veterinária Carolina Oyarzabal destacou as "Medidas de bem-estar animal em eventos equestres", trazendo à tona práticas essenciais para garantir a saúde e o conforto dos animais.
No período da tarde, uma mesa-redonda promoveu um debate profundo sobre "Resgates e abordagens realizados a campo por médicos-veterinários voluntários e condutas dos Hospitais Veterinários nos atendimentos emergenciais aos equinos feridos nas enchentes de 2024". O encontro reuniu especialistas para discutir as ações realizadas e as estratégias de atendimento que foram essenciais para o cuidado dos equinos durante a crise.
Participaram do debate o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, Daniela Salim, Grasiela De Bastiani, Guilherme Machado, Henrique Mondardo, Pedro Meneghetti, Flávio Rybu, Alessandro Alves Luciano, Tiago Silvino Blanco e Paulo Cesar Amaral.
Os participantes relataram suas experiências no momento mais crítico da crise, que foi o de resgate e primeiros socorros aos cavalos. Desde o início das enchentes, em maio, os médicos-veterinários se mobilizaram para resgatar, tratar e proteger os animais das áreas atingidas. “Esses profissionais foram e continuam sendo fundamentais para garantir o bem-estar dos animais, protegendo a saúde pública e o meio ambiente em um momento de extrema vulnerabilidade”, disse Mauro Moreira, que citou também o trabalho realizado pelo Gabinete de Crise do CRMV-RS, responsável por desempenhar um papel central na coordenação dessas ações.