Câmara de Passo Fundo realiza Sessão Solene em homenagem aos 55 anos do CRMV-RS
10/09/2024

Nesta segunda-feira(9), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário e à celebração dos 55 anos de história do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). O evento reuniu autoridades, profissionais da área e membros da comunidade, destacando a relevância da medicina veterinária e da zootecnia para a sociedade.

O presidente da Câmara, Saul Spinelli, discursou em nome do Legislativo, ressaltando a importância dos médicos-veterinários e zootecnistas para a saúde pública e o desenvolvimento econômico, especialmente no contexto da produção animal e do cuidado com o bem-estar dos animais. Ele destacou o papel do CRMV-RS na promoção dessas profissões e na defesa dos interesses da sociedade.

O presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, também teve a oportunidade de discursar e apresentar um vídeo especial preparado para a ocasião, que comemora as mais de cinco décadas de atuação do Conselho no estado. O material audiovisual fez uma retrospectiva das conquistas históricas da entidade, desde sua fundação até os dias de hoje.

Em seu pronunciamento, Mauro trouxe uma reflexão sobre a evolução da medicina veterinária no Brasil, destacando como os médicos-veterinários têm se tornado protagonistas em áreas fundamentais para a saúde pública, especialmente nos momentos de crise, como na enchente que assolou o Estado. Ele reforçou o conceito de "Saúde Única" e ressaltou que os profissionais da medicina veterinária têm uma responsabilidade crescente na construção de um futuro sustentável e seguro para todos.

Além disso, o presidente fez questão de destacar a contribuição dos zootecnistas, que, ao lado dos médicos-veterinários, são essenciais no desenvolvimento da produção animal, no bem-estar dos animais de produção e na garantia de alimentos de qualidade para a população.

No momento final da cerimônia, o CRMV-RS homenageou dois dos médicos-veterinários mais antigos de Passo Fundo: Francisco Guerra e João Amantino, que receberam destaque pelo compromisso com a profissão ao longo dos anos. O presidente Mauro Moreira também reforçou o compromisso do CRMV-RS em continuar sua missão de defender e valorizar a medicina veterinária e a zootecnia, promovendo o desenvolvimento técnico e ético das profissões, e mantendo-se firme na luta pela saúde e bem-estar da sociedade gaúcha e brasileira.