
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) promoveu o Terceiro Encontro Selvagem do Rio Grande do Sul, realizado no auditório da Faculdade Estácio, no dia 9 de novembro, em Porto Alegre. O evento faz parte do programa Atualiza CRMV-RS e reuniu profissionais para discutir os principais desafios e avanços relacionados à fauna silvestre em ambientes urbanos, criação de filhotes de fauna silvestre e o papel dos zoológicos atualmente.
O presidente do CRMV-RS, Méd. Vet. Mauro Moreira, deu início ao evento destacando a importância da conscientização e do compromisso na preservação da fauna silvestre, reforçando o papel dos profissionais na promoção do bem-estar animal e na convivência harmoniosa entre a fauna e os ambientes urbanos. Em seguida, o médico-veterinário Elisandro Oliveira dos Santos abordou o tema \"Desafios no Manejo de Conflitos com Fauna Silvestre em Meio Urbano\", trazendo uma análise sobre os crescentes desafios enfrentados por cidades ao lidar com a fauna local.
Na segunda palestra, a médica-veterinária Gleide Marsicano discutiu \"O Desafio da Criação de Filhotes da Fauna Silvestre: do Recebimento à Destinação\", apresentando questões fundamentais no manejo de filhotes e a importância de uma abordagem cuidadosa para assegurar a proteção e a destinação correta dos animais.
A tarde, a médica-veterinária Caroline Weissheimer Costa Gomes falou sobre \"O Papel dos Zoológicos nos Dias Atuais\", enfatizando a relevância desses espaços no contexto de preservação e educação ambiental. Encerrando o evento, uma mesa-redonda sobre \"Animais na Enchente\" reuniu integrantes da Comissão de Animais Silvestres, a promotora Ana Marchesan, a coordenadora da Causa Animal no RS Amanda Munari, o major Gustavo Lock, do Corpo de Bombeiros, e o coronel Rodrigo dos Santos, do Comando Ambiental.